-
Arquitetos: Centro Cero
- Área: 156 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Joaquín Portela, Jerónimo Ballesteros
-
Fabricantes: Cañoplast, Fenbel, Jorge N. Flores
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto localiza-se no Partido de la Costa, província de Buenos Aires, em um bairro privado estabelecido entre a Ruta 11 e a costa marítima portenha, a poucos quilômetros da cidade de Pinaram. O lote se destaca por seu entorno natural de bosques e arbustos em uma diversidade de situações topográficas, já que o loteamento foi realizado sobre a borda de bancos de areia costeiros.
O lote em questão apresenta uma importante subida ao fundo, ao norte, chegando a 4 metros sobre o nível da rua. Esta situação topográfica em altura e a ausência de florestamento no lote impõem ao projeto as rigorosas condições climáticas do terreno: temperaturas elevadas no verão e invernos frios, úmidos e com fortes ventos.
A resposta projetual busca incorporar positivamente os dados e uma forte limitante econômica. Propôs-se, então, uma residência térrea, compacta, de coberturas leves e poucos acabamentos. Define-se uma matriz quadrada precisamente modulada por seus materiais e focada na geração de múltiplos espaços intermediários que resolvem o vínculo com o exterior. A obra implanta-se no alto do terreno para ganhar visuais longas ao entorno selvagem ao norte e para proporcionar à casa certa presença a partir da rua.
Ao sul, o espaço intermediário torna-se aceso: um lote contido, de luz e visuais filtradas, serve como refúgio ao acessar o terreno. A leste, define-se um lote de transição, inicialmente suspenso e vinculado à lavanderia, que resolve a relação próxima com a construção vizinha, mas poderia transformar-se em uma futura ampliação da residência. Ao norte, para as visuais longas, o grande semi-coberto e o ambiente principal de estar e sala de jantar transformam-se em um só. A continuação da inclinação da cobertura tensiona essa sequência ao contrapor a área mais contida e baixa da churrasqueira, conformando um recinto, por sua vez, contido e conectado
A obra foi construída com materiais nobres e de manutenção muito baixa. O concreto aparente resolve a estrutura, a inclinação das coberturas e a canaleta central de serviços. A chapa junto à estrutura metálica, as placas de fibrocimento e a lã de vidro conformam um painel térmico "in situ" que contém sua própria estrutura. O tijolo comum aparente permite, através da abertura de sua corrente, definir parâmetros cegos ou translúcidos mantendo uma contundente continuidade material.